top of page

ENTENDA COMO A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA PODE AJUDAR O CONSUMIDOR

Um dos pontos mais importantes do Código de Defesa do Consumidor é a possibilidade de ser declarada a inversão do ônus da prova no processo judicial, ou seja, os direitos básicos do consumidor. Prevista no art. 6º, inciso VIII,a inversão do ônus da prova é caracterizada como uma facilitação da proteção dos direitos do consumidor.

pessoas em uma mesa, assinando contrato
O IGA é especialista em direito do consumidor

Para te ajudar a entender esse contexto, é importante entender o que significa a palavra ônus. Segundo o dicionário, ônus significa encargo. Portanto, o ônus da prova consiste no encargo de apresentar elementos para comprovar uma situação. O descumprimento do ônus desfavorece a própria parte.

Dessa forma, no âmbito jurídico, uma pessoa que tem o ônus da prova conta com a incumbência de comprovar o seu interesse e os fatos que a favorecem em um processo.


Quando acontece a inversão do ônus da prova?


A inversão do ônus acontece como uma forma de exceção à regra geral do Processo Civil, que estabelece que a prova deve ser produzida por quem alega o fato que constitui o seu direito.


Dessa forma, cabe ao autor provar o fato constitutivo do seu direito e ao réu provar a existência do fato impeditivo do direito do autor.


Porém, essa regra é útil apenas para processos judiciais com igualdade entre as partes envolvidas, o que não acontece em uma relação de consumo.


Como o Igor Galvão Advocacia já trouxe em outros textos, o consumidor é a parte mais fraca em um processo judicial. Dessa forma, existem situações em que a veracidade das alegações é presumida e, por isso, a parte acusada é que precisa apresentar prova em contrário, o que caracteriza a inversão do ônus da prova.


Mas, em quais situações essa inversão pode ser aplicada?


O Código de Defesa do Consumidor entende que a inversão no ônus da prova é um direito básico quando a parte for hipossuficiente – ou quando houver verossimilhança na alegação. Desse modo, se o juiz verificar a presença de apenas um dos requisitos, será declarada a inversão do ônus da prova.

É importante lembrar que, de acordo com o CDC, todos os consumidores estão em posição de vulnerabilidade, justamente por ser a parte mais fraca em uma relação de consumo. Dessa forma, a hipossuficiência deve ser comprovada para que a inversão se aplique.


A hipossuficiência pode ser: técnica, quando o processo judicial envolve questões muito específicas; econômica, em casos que o processo de produzir provas seja custoso ao consumidor; ou informacional, quando o consumidor não tem acesso a todas as informações que são necessárias para fundamentar o seu direito.


Como conseguir a inversão do ônus da prova?


Para solicitar essa inversão, é necessário entrar em contato com um advogado especialista em direito do consumidor. Ele vai analisar seu caso de forma individual e entender como solicitar a inversão ao juiz do processo – é aconselhado que esse pedido esteja registrado já na petição inicial.

Por fim, o juiz vai analisar se o consumidor está em uma posição menos favorecida do que o fornecedor em relação à prova que pretende produzir.

carrinho de compras, balança da justiça e martelo de juiz de direito, em um fundo com livros
Fale com o IGA!

O advogado especialista em direito do consumidor é o profissional habilitado para orientar nesse tipo de situação!

O Igor Galvão Advocacia - IGA, sempre prestando a melhor assessoria aos seus clientes, durante toda a duração do processo, cria um grupo exclusivo com o cliente, para que sempre sejam passadas informações sobre a causa, e tiradas dúvidas durante a relação.

Ainda, é sempre enviado um relatório sobre os andamentos, para que o cliente fique plenamente ciente de como está seu processo na justiça! Aqui, seu caso é tratado com pessoalidade!

 

Aproveite e acompanhe nosso facebook e instragram, para ficar sempre ligado sobre seus direitos como consumidor!


Ainda, nós postamos textos com frequência no JusBrasil. Clique aqui e acesse nosso perfil.


Acesse nossa homepage aqui.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page