top of page

PROBLEMAS COM LOCADORAS DE VEÍCULO.SAIBA O QUE FAZER!

Foto do escritor: IgorGalvão AdvocaciaIgorGalvão Advocacia

O aluguel de veículos no Brasil é um serviço popular tanto entre os brasileiros quanto entre os visitantes internacionais.


Para garantir uma experiência sem contratempos, é essencial compreender como funciona o processo e quais são os seus direitos como consumidor.


O processo de aluguel de carros envolve o pagamento para utilizar temporariamente um veículo que pertence a uma empresa especializada.

 

O valor pago geralmente cobre o seguro do carro, a manutenção necessária e um limite específico de quilometragem.


Saiba tudo sobre locadoras de veículo neste texto!

painel e velocímetro de carro, sendo visto de dentro, em carro escuro
saiba tudo sobre aluguel de carros, e o que fazer em caso de problemas

Importância do contrato de locadoras de veículo


O contrato de aluguel especifica todas as regras e responsabilidades envolvidas ao alugar um veículo.


Este documento abrange aspectos como a duração do aluguel, o custo total, as políticas sobre o combustível, as condições para devolução do veículo e os procedimentos em caso de acidente.


Ler o contrato com atenção é a melhor forma de proteger seus direitos e garantir uma locação de carro sem problemas.


Existem diversas categorias de veículos disponíveis, cada uma com preços distintos. Portanto, é fundamental seguir as condições estabelecidas no contrato de aluguel para evitar custos extras ou penalidades.


O contrato de aluguel funciona como um documento-parâmetro em situações imprevistas que possam exigir investigação ou a abertura de um processo, seja por parte da locadora ou do locatário.


Caso seja necessário envolver um advogado devido a possíveis falhas na prestação de serviços ou no cumprimento dos direitos garantidos pela locadora, o contrato fornecerá o histórico necessário.


O mais importante é que a relação entre esse consumidor e o a locadora de carros é uma relação de consumo - aplicando-se as normas protetivas ao consumidor.


Importância da transparência na comunicação


É comum que ocorram falhas na transparência da comunicação por parte da locadora durante a assinatura do contrato. Essa falta de clareza representa uma violação dos direitos do consumidor ao firmar o contrato de aluguel de veículos.


"Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios".

Ao iniciar o processo de aluguel de um veículo, a locadora tem a obrigação de fornecer, com total transparência, uma avaliação detalhada das condições do carro.


Isso inclui a identificação de qualquer defeito existente, se houver, oferecendo um laudo de vistoria que descreva a situação atual do veículo.


Se o consumidor perceber falhas não mencionadas anteriormente, ele tem duas opções principais: solicitar a substituição do veículo por outro em boas condições ou recorrer a medidas legais, pedindo até mesmo o cancelamento do contrato.


Qual o dever da empresa em caso de problemas?


No caso de desentendimentos ou problemas, as empresas de aluguel de veículos devem dispor de um processo bem definido e eficaz para resolver conflitos e gerenciar as reclamações dos clientes.


Ademais, todas as falhas e erros da empresa que causam prejuízos ao consumidor estão previstos no Código de Defesa do Consumidor, e a locadora possui um dever de indenizar o consumidor prejudicado por isso. Vejamos:


"Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos."

Direito do consumidor em caso de acidentes com um carro alugado


Em casos de sinistros ou necessidade de manutenção corretiva, a legislação sobre direitos do consumidor no aluguel de veículos estipula que a empresa de aluguel é responsável pela reparação ou substituição do carro.


"Art. 2º O veículo envolvido em acidente deve ser avaliado pela autoridade de trânsito ou seu agente, na esfera das suas competências estabelecidas pelo CTB, e ter seu dano classificado conforme estabelecido nesta Resolução."

Mas atenção! Essa responsabilidade não se estende se o dano resultar de negligência ou uso inadequado por parte do cliente. 


Se o locatário violar qualquer cláusula do contrato ou as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ele estará sujeito às devidas sanções por não cumprir com seus deveres.


mão segurando chave de veículo, com palma aberta
entenda todos os seus direitos!

O que diz a lei em caso de problemas com o veículo?


O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece diretrizes para a proteção e defesa dos consumidores em todo o território nacional, regulamentando as relações de consumo com foco em interesse público e social.


Além do CDC, há legislações específicas para o setor de locação de veículos. A Lei nº 8.935/94, por exemplo, exige que todas as locadoras mantenham seus carros devidamente licenciados e revisados.


Outra legislação relevante é a Lei nº 6.099/74, que define regras para o leasing, uma prática comum entre empresas de aluguel de veículos.


O advogado especialista em direito do consumidor é o profissional habilitado para orientar nesse tipo de situação! Hoje em dia, o processo, nesse tipo de caso, corre de forma 100% digital, o que facilita a vida do consumidor, bem como, a atuação dos servidores e advogados.


Quer saber como atuamos de maneira 100% digital? Leia este texto. 

 

O Igor Galvão Advocacia - IGA, sempre prestando a melhor assessoria aos seus clientes, durante toda a duração do processo, cria um grupo exclusivo com o cliente, para que sempre sejam passadas informações sobre a causa, e tiradas dúvidas durante a relação.

Comments


fundo.jpg

CONTATO

Av. Paulista, 1439 – 1º and. Cj 12

São Paulo – SP

Tel: 11 97056 3663

Email: contato@igorgalvao.adv.br

  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Galvão Finholt Coelho Sociedade de Advogados

CNPJ: 45.852.441/0001-50

Horário de atendimento (atendimento 100% digital):

de segunda à sexta, das 9h às 18h30


 

bottom of page