top of page

Você pode ser indenizado em casos de extravio de bagagem: saiba como isso acontece

Atualizado: 16 de mai. de 2023

Você, consumidor, sabe que pode ser indenizado nos casos em que ocorreu extravio de bagagem? Vamos explicar melhor neste texto tudo a respeito dessa situação, e como assegurar seus direitos, bem como uma boa indenização.

 

mala em esteira de bagagem
extravio de bagagem: saiba seus direitos

Pois bem. Sabe-se que, atualmente, problemas com extravio de bagagem são muito comuns nas viagens internacionais e nacionais, de modo que os danos advindos dessa situação produzem nos consumidores um elevado grau de desconforto e frustração.


Desde danos de ordem moral (como o transtorno e a perda de tempo para resolver uma situação inoportuna) como os danos materiais (os prejuízos econômicos, como o valor da mala em si e dos bens extraviados ou perdidos).


Para amenizar esses problemas tão graves, o Poder Judiciário está aí para amparar.


Dessa maneira, o extravio de bagagem é tratado na área da responsabilidade civil, instituto do direito que trata da reparação àqueles que sofreram danos – e, somando isto a outros fatores, merecem ser indenizados por tais problemas.

mala e passaporte
saiba tudo para ser indenizado, caso passe por um extravio

Assim, as situações de extravio de bagagens, a depender do caso, mas a grande maioria delas, são passíveis de indenizações pelos já mencionados danos materiais (no caso, os bens extraviados, o próprio valor da mala, e até mesmo itens de primeira necessidade) e danos morais sofridos pelos consumidores – já que estes são atingidos, no seu íntimo, por elevados danos e sentimentos de frustração, e gastaram tempo tentando resolver situação a qual não deram causa.


Claro que, para que isso possa ser devidamente assegurado, o consumidor deverá propor a devida ação indenizatória, por um advogado consumerista especializado.


É fundamental que, nessas situações, o consumidor prejudicado comunique imediatamente a companhia aérea, e preencha o devido registro de irregularidade de bagagem, além disso, que registre queixa na ANAC, guardando todos os documentos pertinentes acerca da situação.


Para entender um pouco mais, assista este vídeo em nosso canal:


Ainda, é visível que nessas situações o consumidor tem alto nível de estresse acumulado, e acaba perdendo tempo de vida (o próprio extravio de bagagens acaba gerando tal situação), dando causa, também, a uma indenização por dano moral por este fato.


O escritório Igor Galvão Advocacia possui um método inovador de atendimento, no qual a análise do caso e o envio da documentação para uma relação de sucesso é feito integralmente de modo on-line, facilitando a vida do cliente.


Todos os e-mails trocados, prints, reclamações, fotos, podem ser enviados digitalmente, compondo as provas necessárias para uma boa ação.


O processo judicial contra a companhia aérea fornecedora, visando obter indenizações pelos prejuízos acima narrados corre de forma eletrônica, o que facilita, também, a vida do cliente e a simplificação na obtenção das indenizações.


Com isto, atualmente, é bem sabido que a jurisprudência (decisões reiteradas dos tribunais) costuma reconhecer o direito à indenização ao consumidor prejudicado em casos de extravio de bagagens, sendo necessária a análise caso a caso pelo advogado que entende do assunto.


Quer entrar em contato com um advogado agora? Clique no botão abaixo:




Se quiser entender mais sobre direito do consumidor, de uma forma simples e descomplicada, ouça o nosso podcast, o Vendo Direito, clicando aqui.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page