top of page

Direito de Vizinhança: saiba o que é

Atualizado: 12 de jan. de 2022

Vamos falar um pouco, neste post, sobre o direito de vizinhança.


No nosso blog, já falamos bastante, em outro artigo, sobre as implicações do direito de vizinhança, e como este é bem usado em ações judiciais.


Mas, aqui, vamos falar especificamente sobre o que é o direito de vizinhança, e o seu conceito.

 

No caso, é muito importante que conheçam a redação do artigo do nosso Código Civil, que o conceitua:

“Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.”

Assim, este artigo, chamado "o direito de vizinhança", se aplica em todas as interações com vizinhos e outras relações, sendo considerado o artigo base, que deve sempre ser levado em conta pelas partes e pelo juiz.


Basicamente, é uma regra que limita o direito de propriedade, evitando conflitos entre proprietários de prédios vizinhos/contíguos.


Confira este texto, no qual explicamos tudo a respeito desta situação.


Este artigo de lei mostrado é muito importante no direito condominial, pois é usado de base para notificações extrajudiciais e até mesmo para ações judiciais, quando existe um problema com vizinhos, que extrapola o suportável.


Na dúvida de como este deve ser aplicado no caso concreto, deve-se procurar um advogado especializado no assunto, para que explique todos os seus questionamentos!


O escritório Igor Galvão Advocacia possui um método inovador de atendimento, no qual a análise da situação e o envio da documentação para uma relação de sucesso é feita de forma integralmente on-line, facilitando a vida do cliente. Toda documentação pode ser enviada digitalmente ao advogado especialista, compondo as provas necessárias para uma boa ação, caso necessário.


Ficou com alguma dúvida ou busca uma informação mais específica sobre este tipo de situação? Entre em contato conosco, tendo a certeza que buscaremos prestar toda a orientação e auxílio necessários.

 

Deseja entrar em contato com um advogado especialista agora?



Se quiser entender mais sobre direito do consumidor, direito digital e imobiliário, de uma forma simples e descomplicada, ouça o nosso podcast, o Vendo Direito, clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page